A água dá a vida.
Todos os seres vivos, o Homem, os animais e as plantas, precisam de água para sobreviver.
Os seres vivos são constituídos por células, estas são constituídos em grande parte, por água.
A água é fundamental para a alimentação dos seres. Por isso sem água não há vida.
A água serve para: beber, preparar os alimentos, regar as plantas, tomar banho, lavar.
Nos locais onde há mais água há mais vida. É o caso dos oceanos, onde há muitos peixes e há mais vegetação e vida animal. No deserto há só areia, sem vida, porque não há água.
Na Lua e nos outros planetas não se conhecem sinais de vida, porque não há água no estado líquido.
Na terra há dois tipos de água: a doce e a salgada. A água doce existe nos rios, nas nascentes e quando chove. A água salgada existe nos mares e oceanos.
Há também águas chamadas minerais, que se encontram nos termas e que são próprias para o tratamento de certas doenças.
Em Cabeceiras de Basto, na freguesia de Cavês, existe uma nascente de águas minerais, de enxofre, que é útil para o tratamento das doenças da pele, conhecida por fonte de S. Bartolomeu local de grandes tradições desde há muitos séculos.
Com o desenvolvimemto da indústria, o Homem polui as águas tornando-as impróprias e inquinadas.
Hoje há a necessidade de conhecer a qualidade das águas, através de análises, para evitar utilizar águas poluídas, e, nesse caso, será necessário purificar as águas.
As águas são purificadas nas estacões de tratamento de águas residuais ou industriais. Nós temos uma estação de tratamento de águas residuais na freguesia do Arco de Baúlhe.
Porque a água é fundamental para a vida , todos nós devemos não poluir as águas, ter cuidado com a água que consumimos e respeitar a Natureza, para que a VIDA seja saudável.
+++